Somos egoístas e não percebemos!

Pois, somos!

É difícil de perceber e enxergar o quanto somos egoístas.  Assisti diversas palestras, fiz cursos e faziam a seguinte pergunta:

"Diga-me 5 pontos positivos e 5 pontos negativos seus" ou então, "Escreva-me 5 características boas e 5 ruins" 

Já lhe fizeram essa pergunta? Então pensa ou anota para si! (no final voltarei a falar sobre).

Penso que não irá colocar egoísta, pois não percebe isso em si.

Quando queremos, desejamos algo, vamos em busca, vamos lutar e ir até o fim.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3

Temos capacidade, nos sentimos confiantes, idealizamos até conseguir. Isso não é ruim!

Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Marcos 8:36-37

Vou contar uma experiência que tive faz um mês, fez-me mudar totalmente os pensamentos e intenções.

Recebi uma notícia no qual não imaginava o que poderia acontecer. Antecipei-me nas orações e comecei a pedir para Deus que não acontecesse. Pedi para Deus que escolhesse outra pessoa, que fosse outra pessoa porque precisaria mais, porque teria prioridade por inúmeros motivos, porque a outra pessoa e a outra e outra e... E então as minhas orações estavam a ficar estranhas. (Vejam bem, não iria acontecer comigo, mas eu estaria a participar de um processo).

Mesmo assim, eu estava a pensar por mim e orando por uma situação que talvez poderia acontecer ou não!

As notícias estavam a ficar mais evidentes e o momento estava a aproximar e eu continuei a orar, porém, de outra forma.

Eu orava a Deus: (...) e por fim, se tiver que acontecer, que assim seja!

Assim está na Bíblia e oramos:Que seja feita a Sua vontade.  

Comecei a agradecer a Deus pela oportunidade, pelo que estava por vir, por tudo o que já estava predestinado, e pelo tempo que tudo poderia acontecer, por um mês ou até 5 meses.

Pedi a Deus que me desse orientação, estratégia, sabedoria, discernimento e comecei a pedir a Ele que preparasse tudo conforme a vontade dEle e não mais a minha.

Se é para ser um novo tempo, então que tudo fosse da forma dEle, quem sou eu para decidir o que Deus já havia escrito? 

Em meio as orações do dia a dia, o Espírito Santo revelou-me que eu estava a ser egoísta nas orações, porque eu não queria que acontecesse.

Eu comecei a envergonhar-me diante o que eu havia orado e então pedi perdão a Deus.

Que bom! Consegui reconhecer o meu próprio erro através de uma chamada de atenção! 

Reconheci o quanto eu estava a ser egoísta e chorei por isso. Não com rancor ou angustia, mas sim, porque foi revelado a mim o quanto eu estava a ser.

Hoje percebo que há ausência, mas, todos os momentos, devo buscar e ficar firme com Deus. Ele é o meu melhor amigo!

Assim devemos perceber...

São situações que devemos amadurecer e se fortalecer mais em Cristo.

Às vezes é difícil, mas, é um processo e logo tudo irá passar mediante a perseverança.

Pensamos:

Eu quero, ajude-me a conseguir...

E quando alcançamos, esquecemos de agradecer!

E o agradecimento não é só dizer: Obrigado (a), Senhor!

Você, fica satisfeito (a) com um simples obrigado (a)?

Temos que louvar e adorar, amar a Deus em agradecimento!

Muitas vezes não agradecemos o pouco e sempre queremos muito, e quando temos o suficiente, não somos gratos?

Quando alcançamos as conquistas com a participação das pessoas, somos gratos aos mesmos, mas não, a Deus?

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:3

Deixo como reflexão:

1) Lembra da pergunta no início do texto?

"Diga-me 5 pontos positivos e 5 pontos negativos seus" 

Responda, leia em voz alta, pense, e peça sabedoria a Deus para lhe auxiliar nos seus pontos, o que é preciso ter cuidado e carinho consigo. Se tiver mais que 5 para cada ponto, busque a Cristo, o Espírito Santo lhe revelará.

2) Vamos ser gratos o tempo todo, porque o tempo todo Deus é bom connosco!

3) Por muito ou por pouco, Deus supri as nossas necessidades e se temos, vamos saber dividir, compartilhar, não digo coisas materiais, digo também o que tem de sabedoria, fé, paz, alegria... transmite o seu melhor a seu próximo.

Com isso, a sua sabedoria será próspera!

4) Não pense que ter muito é prosperidade em questão a parte financeira, prosperidade é ter e transbordar o que tem de bom!

5) Deixe o egoísmo de lado, saiba fazer orações certas, não pense somente em si e em se beneficiar.

Em sua volta tem pessoas e lembre-se que tudo coopera para o seu bem!

Finalizo com um convite para si!

Convido-lhe a visitar o meu Instagram, a seguir-me,clique aqui @psicoped_educ_crist para ficar a saber dos textos deste Blog, saber dos posts com textos curtos com ensinamentos cristãos e passagens da Bíblia Sagrada. Acompanhe também o Stories, pois partilho feeds Cristãos e dicas de páginas. Fique por dentro até mesmo em conhecer um pouco mais sobre mim e a minha vida pessoal (o Distrito em que moro com o meu marido), passeios e viagens.

Espero por si aqui no Blog e no Instagram!

Receba bênçãos e graças vindas do nosso Pai, em nome de Jesus Cristo.










Comentários

  1. Ótimo texto. Precisamos mesmo ficar atentos ao no "eu". Uma vez um irmão me disse para deixar de pedir as coisas para mim nas oração e pedir pelos outros. A bíblia diz que Deus sabe de tudo que precisamos antes de pedirmos, se confiamos em Deus, logo devemos ficar tranquilos, lhe entregar toda a ansiedade e Ele cuidará do resto. Durante as orações percebi que não é tão fácil deixar de pedir as coisas, não que seja errado, mas geralmente colocamos nossos problemas e necessidades a frente e depois os outros.
    No mes passado o Senhor levou uma irmã, e mesmo sabendo que tudo o que Deus faz é bom me deparei com a seguinte questão: sempre dissemos para que seja feita a vontade de Deus, mas estamos preparados para isso? E se essa irmã fosse minha mãe? Estaria preparado para aceitar a vontade de Deus e glorificá-lo? Dizemos que seja feita a vontade de Deus mas ainda queremos que seja como nós queremos, o egoísmo que nem percebemos como você disse no texto.
    A paz do Senhor Jesus para você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno M.P! A paz de Cristo! Fico feliz em receber o seu comentário e tê-lo como leitor, isso agrada principalmente a Cristo. Concordo consigo. Jesus antes de ser crucificado, subiu ao monte e orou: Pai, se queres, afaste de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas! (Lucas 22:42)
      O Senhor Jesus, orou por Ele, mas Deus determinou a missão a cumprir e Jesus obedeceu.
      Por isso, devemos orar ao Senhor e pedir discernimento.
      É bom que fale sim sobre os seus pedidos ao Senhor, pois Ele sonda o seu coração. Orar para nós e para os irmãos em geral, pois torna um ciclo de oração no qual se intensifica. Por exemplo, temos livre acesso ao Pai, mas tem povos e nações que são repreendidos por exercer a sua fé. Muitas vezes, os nossos olhos devem ir além do horizonte, somos capazes de muito, ficamos satisfeitos com que Deus nos entrega e em que o Senhor designa a nós e aos nossos irmãos.
      Deus abençoe e seja sempre bem-vindo a este blog.

      Excluir
  2. Nossa ..realmente somos egoístas 😫 e nem percebermos..,não agradecemos com a mesma intensidade que pedimos .
    Vou agradecer mais ...com todo meu coração,..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada Eliane! Que bom reencontra-la. Sim, inúmeras vezes deixamos de agradecer por nossa liberdade de proclamar o nome o Senhor Jesus na nossa nação, até mesmo o alimento que temos na mesa e o que vestimos.
      Nosso Pai cuida das aves do céu, animais que não guarda os seus alimentos em celeiros, da mesma forma o Senhor nosso Deus cuida de nós, que somos mais que as aves, somos filhos.
      Até o corvo/urubu, animal necrófago, o Senhor nosso Deus também cuida sempre a deixar um para trás, para que ele possa se alimentar, e aos seus filhotes. (tem uma passagem em Jó que fala sobre isso. Leia o livro de Jó no capítulo 38:41)
      Deus abençoe ricamente a sua vida e de toda a sua família. Beijinhos e até breve!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Somos como as flores!

Ocultar a verdade, é mentir?

Pare de julgar!