Ocultar a verdade, é mentir?

As vezes, nós nos pegamos nas mentiras, é infelizmente, falamos porque é uma forma irregular ocultando a verdade. 
Vou citar alguns exemplos que pensamos ser simples:
Não te atendi porque estava ocupado;
Não fui lá porque tinha algumas coisas pra fazer;
Não liguei porque dormi cedo;
Não fiz porque eu fiz outras milhares de coisas e não deu tempo...

Desta forma fica em oculto a verdade. Mesmo que seja difícil falar a verdade, para não magoar outra pessoa, tem que ser realista. 
É melhor dizer:
Não te atendi porque não quis falar com você naquele momento.
Não fui porque não estava com vontade de ir.
Não liguei porque você só fala as mesmas coisas, só reclama...

Deve assumir com a verdade.
O melhor é, ao invés de mentir, não diga nada.
Se você falhou em algo, assuma e não fique se culpando, não aceite que os outros te culpe.
Não é necessário dar satisfações de sua vida e ao mesmo tempo mentir.
Isso não é bom para você e camuflar com mentiras, não adianta nada. Você estará falhando.
Mesmo que pense: É só dessa vez... é só uma mentirinha; Não deixa de ser uma mentira grande ou pequena, é mentira de todas as formas.

Outro dia pensei, se me perguntarem por que não fui, eu vou dizer isso..., falarei aquilo..., por isso não fui. Eu ainda ia contar mentira, está certo?
Muitas vezes as pessoas nem perguntam nada, mas falam que a ocasião/evento/momento foi bom e você esteve ausente... Apenas diga que perdeu o momento, paciência, sem a precisão de inventar ou contar mentiras.

Vou contar uma passagem na minha vida no qual eu mentia e hoje percebo o quanto isso me prejudicou lá no passado.
Como eu já disse, fui uma menina com bases cristãs – fui menina, hoje sou adulta (rsrs) - e meus pais eram rigorosos, pois sempre tiveram a proteção, lógico por eu ser criança/adolescente.
Eu queria sair, passear com as amigas e também fazer algumas travessuras.
Eu dizia que ia para casa de uma amiga e ia para outro lugar, dizia que faria o passeio com uma amiga e saia com outras nas quais não eram boas companhias, dizia que iria estudar em um lugar e ia para praia... e assim por diante. Até que muitas mentiras aconteceram, influências, erros e acabei tendo uma grande lição, apanhei muito dos meus pais.
Adiantou apanhar?
Sim, se não fosse desta forma, lá na época, como eu seria repreendida? Ainda penso que na base da conversa seria melhor, mas adolescente é cheio de coragem e enfrenta, mesmo sabendo que está errado. A maior lição que eu obtive foi com o tempo, percebendo que a mentira só estava me afundando até mesmo os meus sentimentos. Fui aos poucos me adaptando e fazendo a leitura da palavra Viva e Eficaz, a verdade de Deus.

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
Efésios 4:25

Deus nos alerta o tempo inteiro e é claro que as mentiras não agradam a Ele, mesmo que nada seja descoberto, Deus sabe de todas as coisas.
Eu já ouvi dizer: “Negarei até a morte, mas não direi a verdade”. Mas tudo será desvendado, você querendo ou não.
As mentiras podem ser que fique para ti, mas te afeta, afeta o teu próximo e nada fica oculto aos olhos de Deus.
Não sei ao certo, mas haverá momentos e situações que toda provação virá como uma avalanche.
Ocultar seus erros e falhas, é momentâneo, até um certo ponto, depois tudo será descoberto.

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que Ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
Provérbios 6:16-19

Falar mentira, ou ocultar a verdade, você se sente melhor por isso? E a consciência, fica como? Tranquila? Tem certeza?
E o coração que tem planos irregulares e perversos, como fica?
E levantar testemunhas falsas que espalham mentiras? E aquele que provoca discórdia entre irmãos?
A imagem de quem provoca tudo isso, só tem manifestações errôneas e traiçoeiras, dando espaço para o mal, fazendo da vida a maior fracasso, dando oportunidade para a derrota. O fim de quem comete estes erros, é o fundo do poço.
Espero que os irmãozinhos mentirosos, antes que tudo venha como uma avalanche, acabe por se prostrar aos pés do Senhor, confessando os pecados para que seja verdadeiramente livre.

Quando você realmente se entrega ao Senhor Jesus, a mentira não deve mais te pertencer.
O inimigo nos atenta o tempo inteiro, mas nós como filhos de Deus, temos que ficar contra todas as ciladas do maligno.
Por isso é importantíssimo nos blindar com as orações para que nenhum mal se levante contra nós.
Devemos pedir ao Espírito Santo que nos instrua o tempo inteiro para que possamos fazer o bem, o que for de melhor para nossa vida e para a vida dos que estão ao nosso redor.
Evitar mentiras é só o começo, porém deve deixar de mentir.
Se cometer este erro da mentira, peça perdão a Deus de todo o teu coração e não faça mais.

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
Colossenses 3:9-10

Deus abomina a mentira e por isso não suporta a presença dos mentirosos. O inimigo de Deus é descrito na Bíblia como o pai da mentira.

Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a verdade. Também sabemos que é possível ser verdadeiramente livre através do conhecimento da verdade.

O povo de Deus deve ser conhecido como um povo que vive na verdade e pela verdade. Portanto, devemos fugir da mentira e não compactuar com os mentirosos.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos como as flores!

Pare de julgar!