Cultivemos a sabedoria dos céus


Quem dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? 
Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria.
No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procurei negar a verdade.
Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca.
Pois, onde existe inveja e rivalidade, aí há confusão e todo tipo de atitudes maléficas.
Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e bons frutos, imparcial e sem hipocrisia.
Ora, a justiça é a colheita produzida por aqueles que semeiam a paz.

A sabedoria é conquistada todos os dias, não vem de ti o teu próprio entendimento e não se vanglorie dizendo que já sabe de tudo, pois isso não é verdade.
Se cada dia é uma caixinha de surpresas, então vamos lá! Viva as surpresas cotidianas de um modo eficaz, atraindo para si a sabedoria divina.
Em Tiago, para terminar o capítulo 3 (com início ontem aqui nesta página), ele nos auxilia, através do Espírito Santo, para que possamos viver em humildade.
Ser expert, não quer dizer que você sabe mais do que o outro e por isso se enche de orgulho.
Deixe de lado este “ar de sabe tudo” e seja paciente em ajudar ao teu próximo.
Quero dizer, no lado profissional.
Por exemplo: Você sabe como proceder em uma situação, mas o teu próximo não sabe. Você percebe que a pessoa precisa de auxílio, então ajude-o para que possam trabalhar juntos, em equipe e não por querer ser melhor que ele.
Procure ser prestativo e não ser ambicioso egoísta.

E então ao exercer o trabalho, você pensa:
“Não vim para ajudar ou auxiliar ninguém, vim para exercer a minha função”.
“Não sou professor para ensinar! Vim para fazer”.
“Não sabe fazer? Procure aprender”.

De certo ouviste isso algum dia, ou seja pegou para si. Isto tornou em ti uma amargura incalculável que você carrega anos após anos em sua vida profissional, e tu ganhas o quê com este seu pensamento amargurado?

“Eu não vou emprestar isso! Se você não tem, não me peça emprestado, eu comprei, eu consegui, vá comprar o seu e não falhe mais em pedir”.

Por que se emprestar vai gastar, não é mesmo? Você vai ficar sem, não é? Vai te faltar algum momento e quando você precisar vai ter que ir buscar, comprando outro, não é?

Pensamento pequeno para uma pessoa que se intitula tão esperta, sábia e inteligente! Egoísmo, não te acrescenta em nada.

Se você emprestar, então isso vai te atrapalhar?

E quando você precisar, você não vai pedir porque você tem o coração tão duro e arrogante?
Não negue a verdade!

Preste atenção em suas atitudes, se oriente, tenha percepção de si, se ajude ao invés de ver o problema ou a falta do outro.
Ao invés de críticas destrutivas, vai lá e auxilie, não será perda de tempo e sim ganhos para sua generosidade e compaixão ao teu próximo.

“Olha lá o velhote, não consegue mais fazer com rapidez aquilo que ele faz há anos... não tem mais agilidade, não tem mais capacidade, não tem... não é... não faz...”

Pois bem, já se viu no lugar de uma pessoa idosa?
Claro que não!
Imagine se fosse seus pais, seu avô ou sua avó, você iria achar bom, falarem dessa forma com os seus?
Um dia você irá envelhecer, suas habilidades irão junto e então, o que será de você?

Deixa esse coração amargurado de lado e seja mais paciente e coerente.

Não inveja e não faça rivalidade, mesmo que seja com teu familiar ou um melhor amigo. O que tu ganharás com isso? Ego?
O que te acrescenta?
Não deixes ser atrofiado por situações que te traz ego, isso não te fará bem daqui alguns tempos. Se quiser ter bons tempos, viva em consciência.
Você precisa se ajudar e ajudar o teu próximo.



Observações: 
Eu não sou esperta e nem inteligência.  Erro, falho em muitas coisas. Sei que escrevo falhando em concordâncias. Não coloco as pontuações corretamente, escrevo palavras erradas mesmo lendo e relendo o mesmo texto mais de 10 vezes... Eu me enxergo, eu me policio, eu vigio, mas falho.
E então aparecem as críticas: 
Como assim? Você é professora, educadora, pedagoga, psicopedagoga...
Eis a minha resposta: 
Acima de tudo eu sou humana, eu erro, eu falho! E a cada dia eu vou ter conserto, não sou perfeita em tudo que faço.
Sou filha de Deus, só Jesus foi perfeito, nada e nem ninguém é!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos como as flores!

Ocultar a verdade, é mentir?

Pare de julgar!