Vícios, são mais fortes que você?

Embora a palavra vício possa parecer um termo adequado para descrever qualquer envolvimento que seja compulsivo e habitual, independentemente dos seus efeitos negativos, o termo não aparece na Bíblia, que fala mais do princípio dominante do pecado – a escravidão subjacente e causa raiz de muitas das nossas propensões depravadas. O lugar para começar a nossa consideração bíblica dos vícios, então, é com o problema muito mais profundo da queda da humanidade e consequente escravidão ao pecado.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Mateus 6:13

Ter vícios é ser atentado, é cair em tentações.

 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

Como essa escravidão é forjada pelos grilhões das nossas próprias vontades e desejos arraigados, somos impotentes para, por nós mesmos, nos libertarmos. Uma vez inclinados para o pecado, seguimos naturalmente as paixões degradadas, mergulhando cada vez mais profundamente na lama da vergonha e da depravação (Romanos 1. 21-32). Pior ainda, a Bíblia explica que a escravidão da humanidade ao pecado é apenas a evidência de que estamos sob o domínio do maligno, Satanás, vivendo de acordo com o seu desígnio, e destinados ao julgamento eterno (Efésios 2. 1-3). Somente dentro do contexto desta realidade nua e crua, que a humanidade está espiritualmente morta, escravizada ao pecado, sob o domínio do maligno, e caminhando para o mais terrível julgamento. É que pode haver qualquer discussão significativa sobre os vícios de uma pessoa. Claramente, a nossa primeira necessidade não é ter um plano para manter certas propensões quando confrontados; antes, precisamos ser libertos da escravidão e recriados de acordo com uma nova humanidade.

“Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”

Romanos 13: 13-14

Ser liberto da escravidão ao pecado, no entanto, não é o fim da história. A conversão inaugura a nossa batalha espiritual contra os desejos pecaminosos, e a Bíblia ensina muito sobre a nossa necessidade de nos empenharmos diariamente nessa guerra, bem como sobre a natureza das armas da nossa guerra.

Finalmente, a Bíblia ensina que as armas da nossa guerra são os mesmos meios que Deus ordenou para o nosso crescimento espiritual, os quais fluem para dentro e fora da comunhão com Deus no culto corporativo. Superar vícios pecaminosos envolve aprender principalmente a deleitar-se no Senhor no seu Dia de Shabbath: aquecendo-se na sua presença enquanto banqueteamos na sua Palavra proclamada, nutrida por seus sacramentos, confortada por seu perdão renovado dos nossos pecados confessos, derramando os nossos corações perante ele em oração, comprometidos em comunhão piedosa e recebendo alegremente a Sua bênção, a Sua presença capacita, poder e proteção, para os próximos dias. Ao compreendermos a nossa absoluta dependência do poder do Espírito, que ressuscitará os nossos corpos como novas criaturas, e como ele concede a graça somente através desses canais, não descartaremos prontamente, considerando excessivamente espiritual, a pergunta é: “Você já orou, ‘livrai-nos do mal’ a respeito disso com jejum”? Em vez disso, nós humildemente começaremos a aprender as táticas da nossa guerra.

A provisão abundante de Deus Nele – todas as bênçãos espirituais (Efésios 1.3) – é muito maior do que as nossas fraquezas. Olhando para Cristo com fé, podemos aprender que Deus realmente concede o que Ele ordena.

É complicado enxergar o erro, ao vício, quando se faz há muitos anos. O vício não deve fazer parte de si, isso torna-lhe escravo. O vício vira um hábito no qual fica dependente dele, e isso prejudica a si, a sua saúde e o seu espírito.

De que adianta orar, buscar a Deus e estar entregue a vícios.

Deus é Misericordioso e Piedoso, Ele aceita o seu perdão, mas se insistir em errar, pecar e continuar nos vícios, não obterá a compaixão do Senhor.

Não tem oração mais forte que a sua decisão!

Recorra ao Senhor e peça auxílio a Ele, peça sabedoria e forças para se livrar de uma vez por todas desse mal em nome de Jesus.

 

*Observação:

Este texto talvez não lhe faça sentido, mas sempre nos deparamos com amigos, colegas e familiares que sofrem por isso, então, compartilhe este texto.

Deus vos abençoe poderosamente.

Que a graça do Senhor alcance-te!

Siga-me no Instagram Meu Instagram @psicoped_educ_crist, mas em primeiro lugar siga ao Senhor.


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos como as flores!

Ocultar a verdade, é mentir?

Pare de julgar!